O amor da bíblia

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   Em distinção do Português, o sentido de amor nas línguas originais bíblicas, são partidas a grosso modo em: Amor altruísta/espiritual, amor fraternal e amor sexual. Normalmente falamos do amor bíblico no sentido mais puro, como aquele amor que tudo suporta em prol do outro e que entrega a vida para a gloria de Deus. Aqui demonstrarei de maneira breve alguns termos que de sua maneira, significam amor. 

No hebraico temos basicamente três definições de amor que são: Raya, Ahava e Dod. Já no grego os quatro mais importantes são: Eros, Phileo, Storge e Ágape. 

Raya רעיה 

   “Raya” se traduz literalmente como “amigo” ou “companheiro”, alguém que lhe faz companhia. Pode até ser traduzido como o termo “alma gêmea”. As pessoas falam disso o tempo todo. “E dizem coisas do tipo “ela é minha melhor amiga” ou “Posso contar tudo pra ele” estas são expressões de “raya”.Então vemos que no núcleo da relação entre esses amantes há uma amizade. 

Ahava  אהבה 

   Há uma pequena variação no sentido básico deste verbo, a variabilidade do sentido, que vai desde o amar infinito de Deus por seu povo até os apetites carnais de  um glutão preguiçoso. Ahava descreve frequentemente o amor entre seres humanos. O amor do pai pelo filho é exemplificado por Abraão e Isaque (Gn 22,2) e por Israel e José (Gn 37.3), Um escravo poderia “amar" o seu senhor e desejar pertencer a ele pela resto de sua vida (Êx 21.8), Esta é a palavra usada no mandamento *amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18), “Amar o estrangeiro  também  é tarefa do fiel (Dt  10.19).  Sansão aparentemente disse a Dalila que a "amava” (Jz 14,16; 16.15}. Elcana “amava” a esposa Ana (1 Sm 1.5) e Rebeca “amava” o filho Jacó (Gn 25,28). 

  Embora ahava tenha uma variedade de sentido, biblicamente o seu uso denota muito um afeto profundo, desejo de estar tanto com alguém que dói no seu coração, os amantes afirmam nos cânticos dos cânticos que o “ahava” é forte como a morte, que muitas águas não podem apagar o “ahava”, É o amor da determinação, é muito mais profundo que sentimentos românticos fugazes, é muito mais que anseios temporários, ”ahava” é tomar a decisão de unir sua vida a outro. Essa é a emoção que leva ao compromisso, que o leva a unir sua vida a vida de outra pessoa, ”ahava” é o que faz tudo perdurar. 

Dod דוד 

   É usada em varias partes das escrituras, em provérbios 7.18 está escrito: vem, saciemo-nos de amores até pela manha. A mulher diz no cântico dos cânticos 1.2: “beije-me ele com os beijos da sua boca porque melhor é o seu amor do que o vinho”. Dod é elemento físico e sexual de um relacionamento, é de onde tiramos apalavra grego “Eros” que é traduzida literalmente como “erótica”. 

   O segredo para estabelecer um relacionamento feliz é manter as três chamas acesas em um único facho. Transformar amizade, compromisso e paixão em um único luzeiro, as três chamas juntas se transformam em uma única chama, porém, maior, mais quente. (Rob Bell). 

    Esses termos demonstram algumas perspectivas do amor na visão hebraica antiga, porem esses amores se completam e se unem demonstrando o perfeito amor, não existe o amor 'forte como a morte' sem uma profunda amizade antes, e uma amizade também só alcança seu ápice quando se está disposto a morrer um pelo outro, 'não existe amor maior que esse, que da sua vida por seus amigos' João 15:13. A aliança mais profunda entre o ser humano ocorre no casamento onde os três amores se encontram e se aprofundam mutuamente e além desse amor, apenas o amor de Deus pelos seus filhos que ultrapassa todo entendimento. 

   E agora os termos em grego que tratam do assunto. 

Eros  

   Apresenta o amor sexual, carnal, que manifesta o instinto de união e reprodução, É o mais perigoso dentre os amores, pois é o mais difícil de controlar, porem não podemos pensar de forma alguma que é algo ruim, é o amor fundamental para a natureza, pois é a força primitiva do homem para procriação e reprodução da espécie. 
    No período helênico, as religiões de mistério acreditavam que a perfeita união sexual, unia o humano com o divino. Embora isso não seja verdade biblicamente falando, o sexo é sim uma das maneira mais profundas do ser humano conhecer seu parceiro e a si mesmo, consequentemente assim ele conhece a Deus. 

Storge

    É o menos comum para o amor entre os cônjuges, familiar, domestico, e não ocorre em parte alguma no NT, a não ser nos compostos astorgos (Rm 1:31; 2 Tm 3:3) e philostorgos (Rm 12:10). Acha-se, no entanto, em alguns escritos cristãos primitivos (e.g. 1 Ciem. 1:3; Policarpo 4:2). 

Phileo 

   Phileo denota principalmente a atração de pessoas entre si, quando estão estreitamente ligadas dentro e fora da família; inclui a “preocupação”, “cuidado” e “hospitalidade”, bem como o amor às coisas no sentido de “gostar de”, é o amor amizade, fraternal, social, de lealdade, igualdade, além da dedicação ao objeto amado. A dedicação desse amor pode chegar a ser mental, você se dedica para beneficiamento mutuo. As ideias que se vinculam com phileo não têm ênfase claramente religiosa. Algumas palavras derivadas desse termo que são: 

Filadélfia: Amor a irmãos. 
Teófilo: Amigo de Deus. 
Filantropia: Amor humano, caridade. 
Filautía: Amor próprio, auto respeito. 

Ágape 

     Agapaõ, que originalmente significava “honrar” ou “dar boas-vindas”, é, no Gr. clássico, a palavra que tem menos definição específica; freqüentemente se emprega como sinônimo de phileo, sem haver qualquer distinção necessariamente nítida quanto ao significado. No NT, porém, agapao e o subs. agapè tomaram um significado especial, sendo que se empregam para falar do amor de Deus ou o modo de vida que nele se baseia.  Não está clara a etimologia de agapao e agape. O vb. agapao aparece freqüentemente na literatura grega de Homero em diante, mas o subs. agapè é uma construção que só aparece no grego posterior. Foi achada uma só referência fora da Bíblia: ali, a deusa Isis recebe o título de agapè (P. Oxy. 1380, 109; século II d.C.). 
                                                                    
    fica claro que, diferentemente de eros, não se refere ao anseio humano por posses ou valores, mas, sim, uma iniciativa generosa de uma pessoa por amor à outra. Tal fato se expressa sobretudo no modo que se emprega agapètos, normalmente a respeito de uma criança, mas especialmente quando se trata de um filho único ao qual se dá todo o amor dos pais.   

    Esse amor tem origem no próprio Deus, que é a revelação clara desse amor (Jo 3.16; 1Jo 4.1-18; 1Co 13. 1-13). Amor incondicional, que não espera nada em troca, sem segundas intenções, com este amor podemos amar nossos inimigos (Mt 5.44), infalível e eterno (1Co 13.8;13). Diferente dos outros que todos nós possuímos e são carnais, o verdadeiro amor é espiritual, só  podemos obter quando nascemos do Espirito, Alias é o primeiro dos frutos do Espirito (Gl 5.16-22).  
   O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.  O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Co 13.4-7), não é a toa que é o melhor dom (1Co 12.31,13.1-3). Amor eterno puro e perfeito, pois se constitui em Deus nos amando (1Jo 4.10), aliás Deus é amor (1 Jo 4.8),  e Ele quer que nós amemos nosso próximo assim como Ele nos amou (Jo 13; 1Jo  4.11). 
   Então não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade (1Jo 3.8), sabendo que é pelo amor aos irmãos que sabemos que passamos da morte para vida (1Jo 3.14). e dando nossa vida pelo nosso próximo sabemos que temos o amor dentro de nós(1Jo 15.13). então que possamos suportar todas as coisas por amor ao próximo, para que eles possam alcançar a salvação que esta em Cristo Jesus (2Ti 2.10). 

“O amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas” (Ct 8:6).



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